quinta-feira, 24 de novembro de 2016

24 DE NOVEMBRO


 
 



Autenticidade
 
 
Davi recusa a armadura do rei Saul para lutar contra o gigante Golias.
 
 
Trata-se de uma experiência comum no vale de Elá, quando uma amador se aventura em um campo dominado por profissionais. À nossa volta pessoas que se importam conosco estão, de repente, ali ajudando -- reunindo um exército sobre nós, nos vestindo com equipamento que nos qualificará para a tarefa (embora isso não parecesse estar lhes fazendo muito bem0. Nós recebemos conselhos. Recebemos instruções. Somos enviados a um seminário de treinamento. Vemos-nos com os braços repletos de livros. Essas pessoas estão verdadeiramente preocupadas conosco e nós nos sentimos tocados por sua preocupação, impressionados com seu conhecimento e experiência. Nós os escutamos e fazemos o que eles nos dizem. E então percebemos que mal conseguimos nos mover.
 
Não foi fácil fazer o que Davi fez naquele dia. Davi amava o rei Saul. Admirava-o. Servia-o. O rei Saul era esplêndido e poderoso. O rei Saul o amava  e estava fazendo o melhor que podia para ajudá-lo. No entanto, apesar de tudo isso, Davi retirou o capacete, dispensou a armadura e despiu-se dela. Não deve ter sido fácil fazer isso, se livrar de todos aqueles recursos oferecidos. No entanto, ter ido a Golias vestindo a armadura de Saul teria sido um desastre. Sempre é, Davi necessitava do que era autêntico para ele.
 
O que me impressiona muito nessa imagem é que Davi foi modesto e ousado o bastante para rejeitar a sugestão de fazer sua obra sem autenticidade (ao usar a armadura de Saul); e foi modesto o suficiente para usar o que adquirira habilidade para usar nesses anos como pastor (sua funda e algumas pedras). E ele matou o gigante.
 
 
Estejam alertas. Vocês estão face a face com algo  que é muito maior do que vocês podem enfrentar com suas próprias forças. Obtenham toda a ajuda que puderem, todas as armas que Deus distribuiu, de modo que quando tudo estiver terminado, com exceção dos gritos, você ainda estarão de pé.
 
 
EFÉSIOS 6.10-11



(Extraído do Livro: Um ano com Eugene Peterson - meditações diárias para uma vida centrada em Deus, p.299-300)





 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário