sábado, 19 de novembro de 2016

19 DE NOVEMBRO


 
 
 





Perdoe e será perdoado
 
 
ALGUMAS pessoas se perguntam por que Cristo anexou uma condição ao perdão na oração do Pai-nosso: ''Se você perdoar aos homens quando eles pecarem contra você o seu Pai celestial também perdoará você''. Ele não deu condições quanto a outras partes da oração. Ele poderia ter dito: ''Dá-nos hoje o pão diário, assim como nós o damos aos nossos filhos''; ''Não nos deixe cair tentação e não tentaremos ninguém''; ou ''Livra-nos do mal, assim como tentamos ajudar os outros''.
 
Nenhuma outra parte dessa oração tem uma condição inclusa, somente o perdão. Nós podemos ficar com a impressão de que obtivemos perdão dos nossos pecados por perdoar outros. Qual o significado disso para a doutrina que afirma que o perdão de pecados ocorre somente por meio de Cristo e é recebido por meio da fé?
 
Jesus constrói a frase da oração de tal maneira que o perdão de Deus está ligado à nossa própria disposição de perdoar outros, a fim de fazer do amor mútuo uma responsabilidade cristã. Sempre devemos perdoar. Depois da fé em Cristo, o amor e o perdão devem ser nossas prioridades. Não devemos causar dor a outras pessoas, mas precisamos nos lembrar de perdoar até mesmo aqueles que nos ocasionaram sofrimentos, como frequentemente experimentamos nesta vida. Se estivermos indispostos a perdoar, podemos estar certos de que nós mesmos seremos perdoados. Se estivermos cheios de ressentimentos e hostilidade, nossa oração será frustrada e todos os pedidos rejeitados. É necessário estabelecermos um laço de amor forte e durável com outros cristãos, o que nos manterá unidos. Quando chegarmos diante de Deus em oração, não podemos estar estilhaçados em vários grupos. Em vez disso, precisamos ser guiados pelo amor, tolerar opiniões diferentes e preservar a unidade.
 
 
 
(Extraído do Livro: Somente a Fé -- Um Ano com Lutero, Martinho Lutero, editado por James C. Galvin, p.333)
 
 
 
 
 
 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário