terça-feira, 30 de dezembro de 2014

NÃO SEI MAIS SER, SEM DEIXAR MORRER A MIM MESMA!




Lamento, desabafo de uma mulher esgotada, aflita, entristecida, esvaziada...
 
''Senhor, não sei mais ir, não sei mais chegar; não sei mais viver; não sei mais ser, sem deixar morrer a mim mesma na cruz predestinada por Ti.
 
Amado, compassivo Senhor, me livra de mim mesma!''




ORAÇÃO PURITANA


''Quando queres guiar-me, controlo a mim mesmo,
 
Quando queres ser soberano, governo a mim mesmo,
 
Quando queres cuidar de mim, sou autossuficiente,
 
Quando deveria depender da tua provisão, abasteço a mim mesmo,
 
Quando deveria submeter-me à tua providência, sigo a minha vontade,
 
Quando deveria estudar, amar, confiar em ti, sirvo a mim mesmo;
 
Negligencio e corrijo tuas leis conforme as minhas conveniências,
 
Em lugar da tua quero a aprovação do homem, e sou por natureza um idólatra.
 
Senhor, meu principal objetivo é voltar meu coração novamente a ti.
 
Convence-me de  que não posso ser meu próprio deus, ou fazer feliz a mim mesmo, nem meu próprio Cristo para restaurar a minha alegria, nem meu próprio Espírito para ensinar, guiar  e controlar a mim mesmo.
 
Ajuda-me a ver que a graça faz isto mediante a aflição providencial, pois quando o meu deus é o meu crédito, tu me humilhas; quando as riquezas são o meu ídolo, tu as dispersas; quando o prazer é o meu tudo, tu te transformas em amargura.
 
Remove o meu olhar cobiçoso, ouvido curioso, apetite voraz, coração lascivo;
 
Mostra-me que nenhuma dessas coisas pode curar uma consciência ferida, ou suportar uma estrutura arruinada, ou apoiar um espirito que se afasta.
 
Leva-me então à cruz e deixa-me nela''.
 
 

(Extraído:  Benett; A. ''Man a Nothing'', em The Valley of Vision: A Colection of Puritan of  & Devotions.  Carlisle: The Banner of Truth Trust, 1975, p. 91.)
















EU FUI...


 
 
 
Eu, Aimara, fui co-participante, mantenedora e vítima dessa Teologia insana, corrupta, decadente e funesta!
 
Que adora a si mesmo, se entroniza no altar e se faz de deus no lugar de Deus; e invés de adorar Cristo Jesus, adora o seu reflexo, sempre em busca de mais, da imagem mais irresistível, próspera e mundana.
 
Graças as inesgotáveis misericórdias de Deus; Ele me salvou dessa Teologia; me livrou de continuar praticando tamanhas iniquidades diante do Seu altar e perante a Sua santidade; a partir daí deixei de ser uma idólatra e  de adorar o deus do meu ventre e do mundo.
 
Para sua reflexão e aprimoramento:
 
 



''Cansado de teologia. É assim que me sinto. Cansado de ver um povo enganado, iludido, "declarando" e "profetizando" prosperidade. Cansado de ver tanta gente "bradando aos céus", "exigindo" e "cobrando" de Deus por promessas que o Todo Poderoso nunca fez. Durante nove anos vivi no meio de pessoas que "exalavam" fé. Uma fé sem resultados. Uma fé inútil.

Vi pessoas que não tinham dinheiro nem para pagar o ônibus que os levavam até a "igreja". E foram essas mesmas pessoas que deram a seus líderes dinheiro suficiente para comprar carros blindados e mandar os filhos estudarem no exterior.

Quanta incoerência! Enquanto esses líderes pregavam a tal "teologia" que os tiraria da crise financeira, as pessoas continuavam vivendo a mesma vida de dificuldades, e muitas vezes, com um certo "ressentimento" para com Deus, que não cumpria com aquelas promessas que saiam do púlpito.

Vi gente preocupada em combater o gafanhoto, sem perceber que este se apresentava com a bíblia na mão sobre o altar.

Em todos esses anos, vi uma teologia cheia de facilidades. Onde a porta larga conduzia ao céu e a estreita à perdição. Vi uma teologia onde o Espírito Santo fazia de tudo: fazia pessoas caírem no chão, rirem descontroladamente, falarem em línguas "estranhas"; só não fazia uma coisa: gerar arrependimento para santificação.

Vi ainda apóstolos. Auto-entitulados. Os que não eram auto-entitulados, foram ordenados por homens que eram. Vi homens se dizerem íntegros e "de probidade", mas eram corruptos e endemoninhados.

Conheci uma teologia que nos fez "deuses". Conheci uma teologia de mentiras, de palavras que voltam vazias, de profecias que não se cumprem nunca.

Conheci uma teologia de emocionalismos. De música de fundo na hora da oração que leva a emoção; De voz trêmula para gerar o choro; de teatro, de frases mentirosas como: "Eu sinto a presença de Deus", quando o que realmente se sentia era o desejo de manipular as pessoas.

Conheci uma teologia de orgulho e soberba. Uma teologia de homens que se diziam ser donos da verdade. Conhecedores da "revelação completa".

Conheci uma teologia que subestima os reformadores. Afinal, sua "doutrina" é superior.

João 10:10 - “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Conheci a teologia criada pelo Demônio. A teologia que rouba o povo de Deus, mata os sonhos e destrói a confiança no Evangelho.

O mais triste, é que eu fui mais uma vítima desta teologia.

I Timóteo 4:1,2 - “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência”.

DEUS ME SALVOU DESSA TEOLOGIA.

Hoje, vivo a Teologia da verdade. A Teologia bíblica. A Teologia que não acrescenta nada a Palavra.
 
Vivo a verdadeira Teologia da Graça. A Teologia que não cobra nada de Deus. Pede pela "Sua misericórdia". Vivo a Teologia do Pai Nosso, a Teologia do arrependimento diário. A Teologia da gratidão a Deus. Hoje, vivo a Teologia que ao invés de buscar a bênção, busca o abençoador. Hoje, vivo uma Teologia que não distorce as Escrituras. Vivo a Teologia de Deus.

Pr. Walker R. da Cunha.

Ex- pastor Neo-pentecostal
(por motivos óbvios).''










 



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A ROSA DE SAROM, AMOR DE CRISTO!

[rosa+de+sarom.jpg]
 
 
 
Desejo e oro, que em 2015, as lágrimas dos Santos escorram e irriguem os vales das desolações dos aflitos, dos cansados, dos desvalidos...brotando, a Rosa de Sarom, amor de Cristo no coração de todos os seres humanos.
 
 
 
 
 ''Eu sou a rosa de Sarom, o  lírio dos vales''. (Cantares de Salomão 2:1)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 20 de dezembro de 2014

O AMIGO IMPORTUNO!




''Amar é servir o amigo importuno sem postergar à ajuda"
 
 
 
 
''A amizade só é verdadeira quando une pessoas ligadas a ti pelo 'amor derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado ' [Rm 5.5]''  (Agostinho de Hipona)
 
 
 
Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,

Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;

Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;

Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister. (Lucas 11:5-8)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

COMO ENCONTRAR UMA MINA!

 
 

Avaliar a caminhada espiritual de um cristão com Deus, pelo que ele fala, escreve, prega, apregoa veemente --é como encontrar uma mina (com uma placa que avisa a sua existência)--entretanto quando chega no local constata o engodo, sem encontrar nenhum resquício de ouro no seu interior!
 
 
 
''Todo homem que vai à terra do conhecimento celestial precisa conquistar seu caminho para lá, mas precisa conquistá-lo pela força do Espírito Santo ou chegará  a alguma ilha do mar da imaginação e nunca alcançará as terras sagradas da verdade''. (C. H. Spurgeon)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A GRAÇA SENDO VENDIDA E SENDO A DESGRAÇA PARA OS (AS) VIS COBIÇOSOS(AS)!

 
 
 
 
 
Feche os olhos, imagine que você está ao lado do Seu amado Mestre Jesus, e se indigna terrivelmente com o que presencia no templo(na igreja), não daquela época, mas de agora. O quê você enxerga?

Hipocrisias, heresias, mentiras, cobiças, comércio aprovado e permitido com a anuência de todos os membros, troca de favores, holofotes, shows, mega produções, pop-estrelas, arrogâncias, acepção de pessoas, gritarias, etc ? Quem dá mais? Quem dá mais oferta em dinheiro, em joias,  em cima da Bíblia Sagrada? Afinal o quê enxerga?


A graça sendo vendida e sendo a desgraça para os(as) vis cobiçosos(as)!

Pare. Dê uma pausa,  pense um pouco, e desta vez, faça diferente, você é ''aquele (a)'',  a quem, o Senhor se ira, e o(a) expulsa do templo(igreja). Você clama, clama por Sua presença, Sua atenção: e Ele te diz: '' Nunca te conheci, apartai de mim, você que pratica intermitentemente iniquidades''. (paráfrase pessoal de Mateus 7:21-23)

Medite:  Salmos 69:9; Marcos 11:15-18; Lucas 19:45-46;  e nestas palavras de  um homem de Deus: A. W.Pink:

''Não vá a igreja apostata! Não lhe dê apoio moral e financeiro, pois tu terás de prestar contas a Deus por isso. Ou seja, por financia o falso Evangelho''.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 6 de dezembro de 2014

SEM NENHUMA VIGILÂNCIA, NUM NINHO DE SERPENTES

 
 
 
Reincidir num mesmo delito e iniquidade é como se você passeasse calmamente, sem nenhuma vigilância, num ninho de serpentes;  sem  receio de ser picado novamente, entretanto,  dessa vez, o veneno pode ser fatal, letal.
 
 
 
''Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.

Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte''. (Tiago 1:13-15)

''Um pequeno vazamento afundará um navio, e um único pecado destruirá um pecador''. (John Bunyan)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

EXISTEM VALORES IMPRESCINDÍVEIS RETRATADOS E NARRADOS NA PALAVRA DE DEUS





Existem valores imprescindíveis retratados e narrados na Palavra de Deus--amor, amizade, bondade, integridade, fidelidade e honestidade-- pilares e alicerces preciosos que permeiam e estruturam harmoniosamente os relacionamentos interpessoais.  E eles jamais podem ser negligenciados, suprimidos ou negociados devido a cobiça e a vileza da traição; assim como agiu tão deslealmente Judas Iscariotes  com seu amigo e amado Mestre Jesus Cristo.




E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-o.

Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e o prenderam. (Mateus 26:49-50)








A PIOR ILUSÃO

 




A pior ilusão que o ser humano pode nutrir, dentro de si, é pensar que pode ser feliz longe do amor de Deus; rejeitando o precioso sacrifício de Cristo; entristecendo e afugentando o Espírito Santo para bem longe da sua presença insana.
 
 


''Desmascarar ilusões vinte e quatro horas por dia é mais difícil do que podemos pensar''. (Henry Nouwen)

''Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado''. (Romanos 4:8)
                                                                                                         











O SOFRIMENTO É O MESTRE QUE TE ENSINA, AO MESMO TEMPO, TE REPROVA...

 
 
 
O sofrimento é o mestre que te ensina, ao mesmo tempo, te reprova na disciplina mais árdua de aprender e assimilar--a sabedoria--quando você pensava que já estava expert, aprimorada, aprovada e diplomada!
 
 
 
 
''O sofrimento é o megafone de Deus para um mundo ensurdecido''. (C. S. Lewis)
 
''Tudo isto provei-o pela sabedoria; eu disse: Sabedoria adquirirei; mas ela ainda estava longe de mim''.(Eclesiastes 7:23)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

FRUSTRAÇÕES: SUCESSIVAS AÇÕES MALOGRADAS E REAÇÕES DESCONTROLADAS!

 
 
 
 
Quando  era adolescente, eu tinha um costume um tanto inusitado, apreciava muito ficar observando as pessoas andando pelas ruas, elas indo e vindo numa velocidade tão eletrizante, tão absortas e apressadas. E eu ficava, observando-as demoradamente e,  pensando...''Como elas viviam?'', ''Quais seriam os seus sonhos?'', ''Quais seriam os seus pensamentos?'';  ao ponto de pensar que poderia ser como uma delas,  não ser mais eu, nem viver a minha vida...
 
Cresci, amadureci, deixei de ter esse costume estranho e mudei os meus pensamentos; comecei a aceitar e apreciar quem eu sou realmente, vivendo, a medida do possível, a vida que se descortina diante de mim. Mas é normalíssimo admirarmos uma outra pessoa, e até almejarmos ser parecida com ela,  quanto as suas virtudes e as suas qualidades, como por exemplos, gostaria muito me assemelhar a alguns homens de Deus (David Brainerd e Charles Haddon Spurgeon). Os testemunhos de vida deles são estupendos, mas o melhor é  que eles nutriam uma comunhão íntima com Deus; e o quanto eles se dedicaram e sacrificaram as suas vidas em prol da expansão do Reino de Deus,  e a  serem  moldados e parecidos ao seu Mestre Senhor Jesus.
 
Entretanto, quando isso não ocorre, quando você tenta e não consegue o seu maior objetivo, ser quem você deveria ser, cumprindo o propósito de vida que Deus te criou para ser e viver??
 
Fiquei meditando sobre esse assunto, e percebo que quando isso ocorre a tendência a pessoa ficar frustrada consigo mesma, e consequentemente, com  as suas tentativas, ações malogradas, para tentar ser o que mais almeja. Deixando de lado a confiança em Deus, e tentando por sua própria força alcançar o seu objetivo. Continuei meditando e busquei na Bíblia, qual seria a pessoa mais frustrada relatada na Palavra de Deus,  não demorei muito e encontrei a resposta,  e quero compartilhar com vocês as ações malogradas e as reações descontroladas dessa pessoa.
 
Ele era jovem, belo, alto, corpo escultural, era amado por seu pai; sendo agraciado por Deus com um futuro promissor que ele jamais imaginava, ele foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel, conduzir o seu povo com sabedoria e também livrá-lo dos seus inimigos ferrenhos filisteus. Ele ainda muito boquiaberto e assustado, não demonstrando muita alegria,  nem  acreditando no que estava escutando,'' as Boas Novas,'' que o profeta Samuel inicialmente começou a lhe dizer...
 
Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras? (1 Samuel 9:21-grifo meu)
 
As palavras proferidas por ele, não foram de humildade, apesar da aparência delas, por todos os atos praticados por ele no porvir. Essas palavras já prenunciavam que Saul era um homem insatisfeito com a sua vida, e não apreciava ser o que ele era, nem tampouco, se alegrava com a sua descendência  familiar. Mas também jamais tinha sonhado ou ambicionado ocupar um cargo tão proeminente. Ele não poderia fugir de tal incumbência vinda de Deus, inclusive ele foi revestido de poder do Alto, o Espírito Santo o acompanhava, e o inspirava imediatamente após ser ungido por Samuel.
 
Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia.

E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles. (1 Samuel 10:9-10)
 
Mas mesmo assim, ele não conseguia ser um homem de Deus, um servo cordato e temente, um rei sábio que deveria obedecer os Seus santos desígnios; ele errou, se rebelou, tentou ludibriar, esconder  as suas intenções de auto-suficiência, orgulho e soberba diante de Deus.  E o pior, no auge da sua maior frustração, loucura, ele ainda cometeu o sacrilégio, consultando uma pitonisa de En-Dor, para ela invocar o morto, o profeta Samuel, por não mais ouvir a voz de Deus, nem em sonhos, nem por Urim, nem por profetas..(1 Samuel 13:8-14;  1 Samuel 15:1-35; 1 Samuel 28:1-25)
 
A sua vida foi uma sucessão de frustrações, ações malogradas e reações descontroladas, sob o jugo intenso e persistente de Satanás. E ele não conseguiu se libertar, nem conviver com esses sentimentos, e se agravou terrivelmente quando conheceu Davi, o homem que ele tanto queria ser e nunca foi; o rei Saul começou a nutrir uma inveja terrível dele ao ponto de querer matá-lo e persegui-lo pelo resto da sua vida. Tudo começou apenas por ouvir mulheres dançando, cantando e elogiando as performances de Davi. ( 1 Samuel 18:7-9)
 
E é triste ler na Bíblia todo o drama desse homem, que na verdade, ainda era um menino frustrado e assustado, que jamais cresceu, nem nunca assumiu a sua verdadeira essência de ser um verdadeiro homem de Deus, um humilde servo, se aceitando com suas limitações e imperfeições, mas mesmo assim sendo usado grandiosamente por Deus, e dependendo completamente dEle, ouvindo a voz do  Espírito Santo e permitindo ser guiado por ele. E infelizmente ele nunca permitiu que isso ocorresse, mesmo que tivesse alguns nuances de lucidez que estava agindo muito mal em perseguir e tentar matar, de todas as maneiras, um homem inocente que nunca fez nada de mal a ele, sempre o honrou, sendo fiel, digno,  e prestando serviços ao seu reino, até abdicando do direito de se vingar e matá-lo por duas vezes; Davi sempre reconheceu e respeitou a sua autoridade,  dele ser um ungido de Deus.
 
E sucedeu que, acabando Davi de falar a Saul todas estas palavras, disse Saul: É esta a tua voz, meu filho Davi? Então Saul levantou a sua voz e chorou.

E disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal.

E tu mostraste hoje que procedeste bem para comigo, pois o Senhor me tinha posto em tuas mãos, e tu não me mataste. (1 Samuel 24:16-18)

Então disse Saul: Pequei; volta, meu filho Davi, porque não tornarei a fazer-te mal; porque foi hoje preciosa a minha vida aos teus olhos; eis que procedi loucamente, e errei grandissimamente. (1 Samuel 26:21)

Mas mesmo assim, ele continuou com sua vida frustrada e desequilibrada, sem se arrepender, e teve um final trágico,  acabou morrendo, junto com seus três filhos, de uma maneira cruel e desonrosa; cometendo suicídio, para seus inimigos não o matassem; mesmo assim teve sua cabeça decepada e exposta no muro de Bete-Sã, para os regozijos e os escárnios dos seus inimigos filisteus. (1 Samuel 31:1-10)
 
Deem uma pausa, pensem, o quanto é importante entregarmos as nossas frustrações, os nossos castelos de areia (sonhos) que ruíram a Deus. E o mais importante, reconhecermos quem realmente somos, e termos aceitação em convivermos com esse barro ainda disforme, mas mesmo assim, amado por Deus. Um vaso que está sendo moldado incansavelmente por Ele, dia após dia, apesar das nossas inabilidades e frustrações. Creiam, tenham paciência consigo mesmos(as),  vocês serão vasos de honra, mas sempre o poder, a honra e a glória será de Deus!
 
 
Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.  (Provérbios 23:18)
 
Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. (Isaías 64:8)
 
 ''Presente: a parte de eternidade que assinala a divisão entre o domínio de frustração e o reino da esperança''. (Ambrose Bierce)
 
 
Deixo para vocês um vídeo de uma pregação do Pastor e Teólogo Ed René Kivitz que aborda sobre esse tema de uma maneira bem diferente e edificante. Espero que apreciem!