segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

FRUSTRAÇÕES: SUCESSIVAS AÇÕES MALOGRADAS E REAÇÕES DESCONTROLADAS!

 
 
 
 
Quando  era adolescente, eu tinha um costume um tanto inusitado, apreciava muito ficar observando as pessoas andando pelas ruas, elas indo e vindo numa velocidade tão eletrizante, tão absortas e apressadas. E eu ficava, observando-as demoradamente e,  pensando...''Como elas viviam?'', ''Quais seriam os seus sonhos?'', ''Quais seriam os seus pensamentos?'';  ao ponto de pensar que poderia ser como uma delas,  não ser mais eu, nem viver a minha vida...
 
Cresci, amadureci, deixei de ter esse costume estranho e mudei os meus pensamentos; comecei a aceitar e apreciar quem eu sou realmente, vivendo, a medida do possível, a vida que se descortina diante de mim. Mas é normalíssimo admirarmos uma outra pessoa, e até almejarmos ser parecida com ela,  quanto as suas virtudes e as suas qualidades, como por exemplos, gostaria muito me assemelhar a alguns homens de Deus (David Brainerd e Charles Haddon Spurgeon). Os testemunhos de vida deles são estupendos, mas o melhor é  que eles nutriam uma comunhão íntima com Deus; e o quanto eles se dedicaram e sacrificaram as suas vidas em prol da expansão do Reino de Deus,  e a  serem  moldados e parecidos ao seu Mestre Senhor Jesus.
 
Entretanto, quando isso não ocorre, quando você tenta e não consegue o seu maior objetivo, ser quem você deveria ser, cumprindo o propósito de vida que Deus te criou para ser e viver??
 
Fiquei meditando sobre esse assunto, e percebo que quando isso ocorre a tendência a pessoa ficar frustrada consigo mesma, e consequentemente, com  as suas tentativas, ações malogradas, para tentar ser o que mais almeja. Deixando de lado a confiança em Deus, e tentando por sua própria força alcançar o seu objetivo. Continuei meditando e busquei na Bíblia, qual seria a pessoa mais frustrada relatada na Palavra de Deus,  não demorei muito e encontrei a resposta,  e quero compartilhar com vocês as ações malogradas e as reações descontroladas dessa pessoa.
 
Ele era jovem, belo, alto, corpo escultural, era amado por seu pai; sendo agraciado por Deus com um futuro promissor que ele jamais imaginava, ele foi escolhido para ser o primeiro rei de Israel, conduzir o seu povo com sabedoria e também livrá-lo dos seus inimigos ferrenhos filisteus. Ele ainda muito boquiaberto e assustado, não demonstrando muita alegria,  nem  acreditando no que estava escutando,'' as Boas Novas,'' que o profeta Samuel inicialmente começou a lhe dizer...
 
Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras? (1 Samuel 9:21-grifo meu)
 
As palavras proferidas por ele, não foram de humildade, apesar da aparência delas, por todos os atos praticados por ele no porvir. Essas palavras já prenunciavam que Saul era um homem insatisfeito com a sua vida, e não apreciava ser o que ele era, nem tampouco, se alegrava com a sua descendência  familiar. Mas também jamais tinha sonhado ou ambicionado ocupar um cargo tão proeminente. Ele não poderia fugir de tal incumbência vinda de Deus, inclusive ele foi revestido de poder do Alto, o Espírito Santo o acompanhava, e o inspirava imediatamente após ser ungido por Samuel.
 
Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia.

E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles. (1 Samuel 10:9-10)
 
Mas mesmo assim, ele não conseguia ser um homem de Deus, um servo cordato e temente, um rei sábio que deveria obedecer os Seus santos desígnios; ele errou, se rebelou, tentou ludibriar, esconder  as suas intenções de auto-suficiência, orgulho e soberba diante de Deus.  E o pior, no auge da sua maior frustração, loucura, ele ainda cometeu o sacrilégio, consultando uma pitonisa de En-Dor, para ela invocar o morto, o profeta Samuel, por não mais ouvir a voz de Deus, nem em sonhos, nem por Urim, nem por profetas..(1 Samuel 13:8-14;  1 Samuel 15:1-35; 1 Samuel 28:1-25)
 
A sua vida foi uma sucessão de frustrações, ações malogradas e reações descontroladas, sob o jugo intenso e persistente de Satanás. E ele não conseguiu se libertar, nem conviver com esses sentimentos, e se agravou terrivelmente quando conheceu Davi, o homem que ele tanto queria ser e nunca foi; o rei Saul começou a nutrir uma inveja terrível dele ao ponto de querer matá-lo e persegui-lo pelo resto da sua vida. Tudo começou apenas por ouvir mulheres dançando, cantando e elogiando as performances de Davi. ( 1 Samuel 18:7-9)
 
E é triste ler na Bíblia todo o drama desse homem, que na verdade, ainda era um menino frustrado e assustado, que jamais cresceu, nem nunca assumiu a sua verdadeira essência de ser um verdadeiro homem de Deus, um humilde servo, se aceitando com suas limitações e imperfeições, mas mesmo assim sendo usado grandiosamente por Deus, e dependendo completamente dEle, ouvindo a voz do  Espírito Santo e permitindo ser guiado por ele. E infelizmente ele nunca permitiu que isso ocorresse, mesmo que tivesse alguns nuances de lucidez que estava agindo muito mal em perseguir e tentar matar, de todas as maneiras, um homem inocente que nunca fez nada de mal a ele, sempre o honrou, sendo fiel, digno,  e prestando serviços ao seu reino, até abdicando do direito de se vingar e matá-lo por duas vezes; Davi sempre reconheceu e respeitou a sua autoridade,  dele ser um ungido de Deus.
 
E sucedeu que, acabando Davi de falar a Saul todas estas palavras, disse Saul: É esta a tua voz, meu filho Davi? Então Saul levantou a sua voz e chorou.

E disse a Davi: Mais justo és do que eu; pois tu me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal.

E tu mostraste hoje que procedeste bem para comigo, pois o Senhor me tinha posto em tuas mãos, e tu não me mataste. (1 Samuel 24:16-18)

Então disse Saul: Pequei; volta, meu filho Davi, porque não tornarei a fazer-te mal; porque foi hoje preciosa a minha vida aos teus olhos; eis que procedi loucamente, e errei grandissimamente. (1 Samuel 26:21)

Mas mesmo assim, ele continuou com sua vida frustrada e desequilibrada, sem se arrepender, e teve um final trágico,  acabou morrendo, junto com seus três filhos, de uma maneira cruel e desonrosa; cometendo suicídio, para seus inimigos não o matassem; mesmo assim teve sua cabeça decepada e exposta no muro de Bete-Sã, para os regozijos e os escárnios dos seus inimigos filisteus. (1 Samuel 31:1-10)
 
Deem uma pausa, pensem, o quanto é importante entregarmos as nossas frustrações, os nossos castelos de areia (sonhos) que ruíram a Deus. E o mais importante, reconhecermos quem realmente somos, e termos aceitação em convivermos com esse barro ainda disforme, mas mesmo assim, amado por Deus. Um vaso que está sendo moldado incansavelmente por Ele, dia após dia, apesar das nossas inabilidades e frustrações. Creiam, tenham paciência consigo mesmos(as),  vocês serão vasos de honra, mas sempre o poder, a honra e a glória será de Deus!
 
 
Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.  (Provérbios 23:18)
 
Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos. (Isaías 64:8)
 
 ''Presente: a parte de eternidade que assinala a divisão entre o domínio de frustração e o reino da esperança''. (Ambrose Bierce)
 
 
Deixo para vocês um vídeo de uma pregação do Pastor e Teólogo Ed René Kivitz que aborda sobre esse tema de uma maneira bem diferente e edificante. Espero que apreciem!
 
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário