segunda-feira, 24 de novembro de 2014

NOSSOS SEGREDOS

 
 
 
Desde a sua tenra idade, uma criança pode guardar um segredo, e confiar em alguém, desabafar e revelar o seu teor. Eu, quando era pequena, tinha um segredo e quis compartilhá-lo com minha irmã mais velha: eu quebrei  um vaso de minha mãe que ela apreciava muito, e fiquei com receio da sua reação explosiva, então além de contar o meu segredo, maior traquinagem,  pedir a minha irmã que me ajudasse a escondê-lo, ela concordou, pensei que estava segura e livre da consequência do meu ato desastroso. Mas não foi isso que ocorreu, passou um certo tempo, e minha mãe descobriu o nosso esconderijo e lá estava o seu vaso quebrado, começou a reclamar e querer saber quem tinha sido responsável por isso, e eu, infelizmente por medo e muita covardia, invés de assumir a meu erro coloquei a culpa em minha irmã que tanto tinha me ajudado. Minha mãe além de reclamar com ela, ainda bateu nela, mesmo dizendo a verdade que não tinha sido ela, minha mãe não acreditou no que minha irmã estava revelando. Foi um acontecimento marcante, que minha irmã mesmo sendo adulta ainda se lembrava do ocorrido, e eu tive de pedir desculpas a ela pelo meu ato tão indigno e injusto quanto a sua pessoa no passado.
 
Eu cresci, invés de revelar meus pequenos segredos a alguém, preferia escrever e revelá-los nos meus diários, aquele primeiro amor platônico que ninguém tinha conhecimento, o primeiro pedido de namoro, e vários outros acontecimentos marcantes, que eu guardava só pra mim. Algumas vezes, eu escrevia em códigos, outras vezes abertamente, pensei que estava segura e que jamais as minhas intimidades seriam violadas, e os segredos revelados. Entretanto, um dia,  minha mãe resolveu ler um dos meus diários, e contou o teor dele a meu pai e as minhas irmãs. Fiquei completamente entristecida com a atitude dela, mas admirei a atitude de meu pai, que jamais me perguntou se era verdade ou não o que foi revelado.
 
Só para complementar e explicar, na época desses acontecimentos, nem eu, nem meus pais, nem minhas irmãs éramos cristãos,  e nem professávamos a fé em Cristo Jesus; senão teria sido evitado tantos segredos não revelados da minha parte, e também das atitudes e das reações minhas e  dos meus familiares. Obviamente eles também nutriam inúmeros segredos não confessados.
 
Continuando a abordar sobre esse tema,  cito um pensamento do escritor Charles Dickens que talvez consiga resumir a  sua complexidade: ''Toda criatura humana constitui profundo segredo e mistério para todas outras''.
 
A vida de Charles Dickens, pode servir de um excelente parâmetro, para eu discorrer sobre esse assunto,  pois ele tinha um segredo que tentou esconder, primeiro da sua esposa, dos seus filhos e dos seus familiares,  depois dos seus leitores e  da sociedade tradicional inglesa. Ele tinha uma amante, uma jovem atriz de apenas 18 anos, que ele teve um torrencial relacionamento durante todo resto da sua vida; mesmo depois de ter se separado da sua esposa, ele nunca assumiu publicamente esse amor clandestino. E viveu tentando ocultar, encobrir um segredo que todos já tinham conhecimento há muito tempo. Espero que ele não tenha morrido  pensando que poderia esconder esse segredo de Deus; sem a confissão, o arrependimento e a devida absolvição dos seus pecados.
 
Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração. (Salmos 44:21)
 
Na bíblia, temos alguns exemplos de pessoas que nutriam alguns segredos nos seus corações, e que  insanamente tentaram esconder dos homens, e o pior de Deus, mas sofreram terríveis consequências e punições por tentarem  ludibriar ao Senhor. Entre elas, o rei Davi que tentou esconder os seus segredos, o adultério com Bate-Seba  e de ser o mandante do assassinato do seu esposo Urias. Mas ele foi advertido por Natã que sofreria as devidas punições, as consequências  pelos seus vis atos. 
 
Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.

Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. (2 Samuel 12:11-12)
 
Acã  nutria um segredo no seu íntimo que ocasionou consequências para seu povo, mortes, derrotas diante dos seus opressores, punições à pessoas inocentes devido a sua cobiça e  a sua rebelião, em não obedecer as ordens de Deus, e se apossar  indevidamente dos despojos dos seus inimigos, e ainda escondê-los na terra, por baixo dela,  no meio da sua tenda. (Josué  6:17-19; 7:1-5). Precisando ser confrontando por Josué para finalmente revelar o seu segredo.  Foi o último segredo que ele nutriu no seu íntimo, pois ele foi apedrejado com pedras, junto com seus familiares, com seus animais, e depois todos foram queimados, exterminados. (Josué 7:23-26) 
 
Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.

E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim.

Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela. (Josué 7:19-21)
 
Ananias e Safira tinham um segredo terrível e compartilhado, e ambos pagaram muito caro por isso, eles perderam as suas vidas, pois tentaram enganar e ludibriar a Deus, mentindo ao Espírito Santo; não cumprindo  o que tinha proferido e prometido que iriam vender o seu terreno e doariam todo valor obtido a obra de Deus, a expansão do Seu Reino, a divulgação da Palavra da Salvação pelos apóstolos revestidos de poder e designados por Cristo Jesus. (Atos 5:1-10)
 
Sansão tinha um segredo, um segredo que ele guardava desde a sua tenra infância, que tinha sido revelado por seus pais a ele; e ele sabia que não poderia revelá-lo aos seus opressores, inimigos. Mas ele se deixou seduzir por Dalila, uma mulher astuciosa e infiel a ele, e revelou o seu segredo, o motivo da sua força estupenda, e amargou as duras consequências desse ato impensado, da desobediência a Deus, em se relacionar com um jugo desigual, uma mulher ímpia, que não professava a sua fé,  e  traiu a sua confiança revelando o seu segredo aos filisteus, rapando as sete tranças do seu cabelo, ele perdeu a sua força. E foi acometido de maiores sofrimentos e  de humilhações infligidas  pelos seus opressores--arrancaram-lhe os olhos, o encarceraram. (Juízes 16:4-21)
 
Concluindo as minhas reflexões sobre esse tema tão instigante, chego a conclusão que somos como baús compactos, fechados e,  repletos de segredos; entretanto, ocasionalmente o abrimos e mostramos uma pequena fresta a alguém que despertou a nossa confiança, estima e amor. Todavia a revelação deles é como uma luz forte e florescente que normalmente assusta, abala, comove, e sempre traz  reações, consequências imprevisíveis, a quem se torna cúmplice dos nossos atos após essas revelações.

Clamo e desejo que todos nós não sejamos insanos(as) de tentar esconder os segredos dos nossos corações ao nosso Pai amado;  provocando assim a Sua ira, as devidas e as merecidas punições.
 
 
 
Das trevas descobre coisas profundas, e traz à luz a sombra da morte. (Jó 12:22)

No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. (Romanos 2:16)












Nenhum comentário:

Postar um comentário