terça-feira, 13 de agosto de 2013

RECONHEÇO, NÃO POSSO MAIS TE AJUDAR!



Um passeio que era motivo de alegria, quase se transformou numa tragédia, motivo de mortes e dores; a muitos anos atrás, meus pais, eu e minhas irmãs, nos reunimos com um casal de amigos de meus pais e seus filhos para irmos na praia de Jauá, um local paradisíaco na minha cidade.
 
O dia transcorria maravilhoso, todos reunidos, alegres, conversando, aproveitando o banho de mar; no final da tarde, perto de irmos embora, meu pai muito expert em natação, resolveu nadar, nadar...minha irmã mais velha, mais observadora do que nós, começou a gritar que meu pai não se afastasse tanto; mas ele nem lhe respondeu e se distanciou mais; a maré estava cheia, com muitas ondas.
 
E minha irmã cometeu uma imprudência, invés de conversar com minha mãe, ou até conversar com o amigo de meu pai, ela resolveu entrar no mar e começou a nadar até onde meu pai estava; o amor e a preocupação fez ela agir assim...mas ocorreu o pior ambos não conseguiam mais voltar a margem da praia e começaram a se afogar.
 
Foi então que minha  mãe percebeu o que estava acontecendo e chamou o amigo de meu pai, ele também movido pelo amor e amizade, nem pensou em sua segurança e o seu bem estar, logo foi tentar salvar meu pai e minha irmã;  em seguida, também o seu  filho mais velho foi atrás de seu pai,
 
Enquanto isso, eu, minha irmã, minha mãe e a esposa do amigo de meu pai, que estava grávida e o seu filho, passivas, aflitas, ficávamos apenas observando...essa praia era deserta, não tinha nenhum salva-vidas; e estávamos entregues a nossa sorte??
 
Não, nossas vidas estavam  entregues nas mãos de Deus e Ele, somente Ele, poderia nos acudir, dar livramento a meu pai, a minha irmã, e também operar através do amigo de meu pai e de seu filho; e foi isso que ocorreu; eles conseguiram, porque assim Deus quis e determinou!!
 
Mas o ocorrido deixou sequelas, traumas em nós, sempre evitávamos praias desertas;  nem meu pai, o resto de sua vida, nadou tão distante da margem da praia, nem muito menos minha irmã; tenho certeza que também marcou o seu amigo, o seu filho e a sua esposa, que só falava que o marido poderia morrer, sem conhecer o seu filho, que estava na sua barriga.
 
Me relembrei desses fato tão doloroso, mais ao mesmo tempo, tão milagroso, que a Mão de Deus operou poderosamente sobre nós; porque comecei a pensar que quando amamos e temos amizade por uma pessoa; somos capazes de mergulharmos num charco, pra tentar salvá-la.
 
Enxerguei nitidamente essa situação...você entra no charco,  cada vez mais você vai chegando perto de seu amigo, mas ao mesmo tempo  você percebe que está atolada na lama se afogando, que  ambos vão morrer afogados na lama do charco; aí num gesto  de rendição, lucidez, você profere:
 
'RECONHEÇO, NÃO POSSO MAIS TE AJUDAR!'
 
E você sai disposta a buscar ajuda pra seu amigo; percebe também que ajuda de outra pessoa é falha, que é carne igual a você; que você deve buscar a  ajuda infalível  de Deus, clamando por sua salvação, a salvação, não somente,  do seu corpo físico que é como uma erva, sombra; mas sim, da sua alma, pois se ela for resgatada,  será verdadeiramente livre, cheia de vida, vida eterna!
 
Muitas vezes, pensamos que podemos ajudar o ente amado, entrando no charco, usando de artifícios, disfarces, só assim podemos encontrá-lo; mas é um erro, engano; pois quando pensamos que estamos mais perto dele, o ajudando, estamos também nos afogando, inaptos totalmente pra ajudá-lo; assim como ocorreu com minha irmã mais velha; quanto ao amigo de meu pai e ao seu filho; hoje sei que ambos foram apenas usados por Deus, pra que o milagre ocorresse.
 
Mas o Senhor não quer que nos droguemos para ajudar um amigo drogado, nem muito menos que nos tornemos alcóolatras, para ajudar alguém que sofre dessa mazela; não precisamos nos prostituir para ajudar uma prostituta.
 
Temos de reconhecer o limite da força do nosso braço;  talvez você esteja pensando...O Senhor Jesus Cristo conversava com prostitutas, com ladrões, pecadores e não tinha limites para ajudá-los; realmente Ele agia assim, sempre foi perfeito, sem pecados; Ele não se sujava, nem se maculava,  quando tinha contato com a lama.
 
Ao contrário de nós, que a carne é fraca, que temos de lutar incansavelmente contra as tentações diárias, principalmente quando amamos e queremos tão sofregamente ajudar; e vamos nos afundando, afundando, só pra dar a mão ao ser  amado; mas quando pensamos que o alcançamos, mais ele afunda no charco...talvez tenha sido essa sensação que minha irmã tenha sentido ao tentar salvar meu pai, tão perto o ser amado, e tão longe ele estava; meu pai se afogando, minha irmã desesperada tentando ajudá-lo, e a triste realidade, ela também estava se afogando...
 
Sendo assim, seremos muito mais eficientes, de joelhos, clamando; do que nos debatendo sofregamente na lama do charco, nos afogando e vendo o ser amado morrendo, sem podermos  mais ajudar, amar!



Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha,
firmou os meus passos. Sl 40:2


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário